domingo, 27 de março de 2011

Por que praticar Aikido?

... Vamos expor os vários motivos pelos quais as pessoas procuram o Aikido. Umas querem aprender a se defender.  Outras, por motivos de saúde, para terapia psicológica; por razões estéticas; por, entre outros motivos, puro exercício físico. Seja qual for o motivo, todas acabam se adaptando aos movimentos do Aikido, porque sua prática desperta no praticante o interesse pelo crescimento interior, como ser humano e parte ativa da natureza, do Universo.

O fato é que a prática do Aikido resulta em um ambiente agradável, muito natural e prazeroso. E essa paz é compartilhada entre os praticantes e o Sensei, que não precisa impor regras rigorosas para conduzir as aulas.

Durante o treinamento prevalece uma troca de energia positiva, manifestada no respeito mútuo à integridade física e emocional dos praticantes. E o fato de não haver competição incentiva a cooperação na qual um trabalha pelo sucesso do outro.

O praticante de Aikido não precisa provar ser melhor ou mais forte. Todos treinam para conseguir realizar as técnicas com mais eficiência e menor esforço físico. Só é preciso provar a si mesmo que se é capaz de executar as técnicas e de atingir os objetivos buscados pelo Aikido: derrotar os sentimentos negativos e suas conseqüências, inimigos mais comuns do homem moderno.

Texto retirado do livro Aikido: A arte marcial do 3o. milênio de Makoto Nishida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário