segunda-feira, 21 de março de 2011

A história da iluminação do criador do Aikido

Todos os que conviveram com o fundador do Aikido são unânimes em descrever um episódio marcante, que mudaria sua vida e influenciaria o futuro da Arte Marcial que desenvolveu. Foi o momento da sua iluminação espiritual.


Era a primevera de 1925. Ueshiba sensei havia aceitado o desafio de um oficial da Marinha japonesa, mestre em Kendo. Durante o combate, Ueshiba antevia os golpes do oficial e, quando este o atacava, o sensei posicionava-se sempre atrás dele- modo que, com as mãos livres, poderia tê-lo ferido e derrotado se assim desejasse.



Ao final da contenda, o Kaiso (criador do Budo Aikido) deixou o Dojo. Lavou o suor a beira de um poço e seguiu caminhada até perto de uma velha árvore caquizera. De repente, sentiu todos os músculos do corpo contraírem. Imobilizado por uma força invisível, divina, permaneceu em pé, como se estivesse em um vazio absoluto.
Então, sentiu a terra balançar sob os pés e viu ofuscantes raios dourados caindo do céu. Era uma luz solene, majestosa, vinda do céu sereno a lhe cercar. Do chão, uma forma de KI dourado começou a brotar e envolvê-lo suavemente.
"Transformei-me em corpo dourado!". O Kaiso mergulhou em pensamentos, entre sentimentos de curiosidade e alegria por sever transformado em algo superior.



Morihei Ueshiba sentiu seu corpo dourado expandindo-se rapidamente por todo o universo. Sentiu a alma saindo do seu corpo e se projetando no cosmo.
Ao mesmo tempo, sentiu uma leveza no corpo e mente. Começou a sentir o os sons produzidos pelos insetos e pelos pássaros; a enxergar o revoar das folhas nas árvores e até mesmo o fluxo do vento. Sentiu a natureza, entendendo-a sem no entanto pensar nela. Percebeu, então, que havia conseguido unir-se perfeitamente com o universo.


"Naquele momento, senti a iluminação espiritual. Colocar-nos em estado de atenção visando a vitória faz com que deixemos de enxergar. Envolver tudo com o amor, deixando tudo fluir naturalmente com o KI, é a forma de revelar um mundo de harmonia entre o interior e o exterior; entre o Ki, o espírito eo corpo.

Então o indíviduo com maior iluminação passa a vencer por sí próprio. Vencer sem sobrepujar, uma vitória verdadeira, uma vitória sobre si, uma vitória instantânea. Uma vitória em forma de união absoluta, em forma divina; a vitória em cujo núcleo está a essência espiritual do amor, em que somos quânticamente o próprio universo. Vencer ou perder, individualmente, deixa de ter significado. Só existe, muito além de tudo o que sentimos, é o vencer absoluto da divindade marcial. A essência de um caminho para a arte marcial (Bu) é dirigir a esse mundo."



Depois de ter vivido aquele momento de iluminação, a nova Arte Marcial de Morihei Ueshiba desenvoveu-se de forma extraordinária em todo o Japão. Mas a divulgação do Aikido entre outros povos e culturas além do japão só ocorreu depois da Segunda guerra Mundial, sob o patrocínio Aikikai-Hombu Dojo, quartel-general do Aikido, em Tóquio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário