segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Palavras de O Sensei - Kaiso Morihei Ueshiba (Fundador do Aikido)


Texto retirado de www.fepai.org.br


As Técnicas de Aikido são circulares

  Os Movimentos esféricos são o centro das técnicas de Aikido. Os movimentos oriundos das técnicas são percebidos através de toda a estrutura do corpo (cabeça, troncos e membros) e completados pelo espírito da esfericidade.

  Um círculo é completamente vazio e é do vazio total que nasce o Espírito. No vazio absoluto está a liberdade completa. O Ki nasce quando o centro desenvolve-se dentro do vazio absoluto. É a Alma (Tamashi) que, a partir do centro do vazio total, dá origem ao Ki e a vida em todo o universo infinito. A Alma indestrutível é a criadora e a fonte de tudo.

  Os elementos básicos que dão origem às técnicas (Waza) ocorrem quando o círculo é controlado pela Alma vivificadora de todo o organismo. Uma situação onde tudo é abundante é a verdadeira manifestação do círculo. O círculo cria, sustém e protege todas as coisas, animadas ou inanimadas, através dos processos denominados Criação de Ki (Ki-Ubi) e Criação de Vida (Sei-Ubi).

  As reações de causa e efeito que presenciamos no mundo são, igualmente, parte do movimento esférico do círculo. Do mesmo modo, o Aikido, em seu aspecto marcial, é esférico também.


A Origem do Ki Repousa na Esfera da Alma

  É a esfera da Alma (Tamashi), que utiliza o Ki para harmonizar com as coisas e possibilitar o florescer da vida. Todo o Ki do universo pode ser incluído dentro da esfera da Alma. E como o Ki pode ser controlado, ele encerra uma variedade infinita de técnicas (Waza), que estão prontas para serem utilizadas a qualquer momento. Isto é a Alma esférica do Aiki em ação.

  Nenhum progresso em direção ao desempenho, desenvolvimento, ou harmonia espirituais será possível sem essa esfera da Alma. Sem ela, interrompe-se o fluir da ação do corpo. O vazio completo da Alma esférica se origina em sua unidade com o universo.


Quando a Esfera da Alma é Compreendida

  O ponto central na compreensão dessa esfera da Alma, está em encerrar a relatividade dos movimentos de causa e efeito dentro do círculo. Portanto, dessa forma, todas as coisas são absorvidas, exatamente como algo que preso firmemente na palma da mão, fica nele aderido. Isto é a essência do aspecto do Aikido.

  Em cada um de nós existe uma alma. Produzir Ki e Vida fazendo nascer o Aiki da esfera que envolve todas as coisas. A esfera é capaz de espontaneamente dissolver tudo. O segredo da esfera consiste em estabelecer um centro dentro do Vazio absoluto, a partir do qual as técnicas são criadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário