sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Aprender com o Espírito - Prof. Makoto Nishida (Diretor Técnico da Fepai)

.


Texto na integra do Prof. Makoto Nishida. Retirado de http://www.fepai.org.br/news/new_info0002.htm

  Existem vários estilos no Aikido. Nos dojos e em demonstrações, podemos ver que cada praticante possui um estilo diferente: movimentos lentos, movimentos rápidos, movimentos vigorosos, movimentos que parecem uma dança e muitos outros.

  Mas, por quê? Isto porque o Aikido é uma arte de grande amplitude. O objetivo do Aikido não é impressionar os outros com a força física, mas sim expressar os movimentos do espírito através do corpo. Além do que os movimentos do Aikido são relativos ao parceiro, ficando mais lento se o parceiro for lento ou mais rápido se o parceiro for mais rápido, e mais, os movimentos dependem das características físicas e dos pensamentos de cada um.

  O fundador Morihei Ueshiba pregava severamente sobre a importância do espírito, mas parece que ele não enquadrava detalhadamente os movimentos. Entre as palavras do fundador existe uma que diz: "No Aikido não existem formas. Não existindo formaa, é tudo um aprendizado do espírito. Não se pode apegar às formas. Isto porque impossibilita a execução de movimentos delicados. A partir do corpo, tudo o que possui uma forma é chamado de "HAKU". O espírito de tudo o que existe é chamado de "KON", e nosso objetivo é aprender o aperfeiçoamento do "KON". Hoje tudo é centralizado no "HAKU", mas "KON" e "HAKU" sempre devem estar juntos. O "KON" é que deve controlar o "HAKU"". Isto nos mostra que o ideal do Aikido é de que o espírito é o principal, devendo o corpo se movimentar de acordo com o movimento do espírito.

  Assim, todo o movimento oriundo do espírito do "Aiki" seria Aikido. O problema é que sem uma forma determinada, é impossível aprender. Sendo assim, foram criadas técnicas básicas (KIHON), por exemplo: dai-itikyo, dai-nikyo, shiho-nague, etc para que se possa treinar metodicamente.

  A partir do KIHON, devemos aprender os movimentos esféricos e por meio deste, sentir o Ki, para atingirmos a essência do Aiki. Este é o caminho indicado pelo fundador.

  Vendo as demonstrações dos alto-graduados, apesar dos estilos diferentes, sempre existem movimentos circulares, o que nos impressiona. Os movimentos circulares são a manifestação do espírito do Aiki, sendo isto o princípio do Aikido. (veja Palavras do O'Sensei)

  Existem vários dojos de Aikido, mas o importante é que o instrutor consiga ensinar os movimentos circulares através dos treinos básicos.

  O mais importante é aprender os movimentos circulares através do treino persistente do KIHON. O fundador disse "Eu sou o que sou hoje, pelos 60 anos que treinei o KIHON". São palavras que advertem os que, sem saber o KIHON, tentar apenas imitar superficialmente as técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário