domingo, 5 de junho de 2011

Uma história engraçada

A história a seguir foi retirada na integra do site da FEPAI. Vale a pena ler.


Lapso Momentâneo da Razão - Leiji Nishida


  O incidente ocorreu no Domingo, já próximo do encerramento do seminário com Isoyama Sensei. Após passar quase 10 horas filmando as aulas, vendo a mesma rotina se suceder: "mestre mostra a técnica, todos treinam a técnica..." já estava ficando com o cérebro anestesiado, quando Isoyama Sensei resolveu quebrar a rotina, parando o treino e dizendo que iria mostrar o "KI". 

  Após sair imediatamente do estado anestésico, corri até a beira do tatami para documentar de perto tal proeza. Após uma "leve" demonstração, derrubando o Sensei Brazil com apenas um dedo, Isoyama Sensei começou a chamar os quatro praticantes mais fortes que estavam sobre o tatami. Neste momento começava a real demonstração do "KI". O Sensei fez com que os quatro escolhidos segurassem seus braços e pediu para que tentassem erguê-lo. Incrivelmente, ninguém conseguiu tirá-lo do chão. Mas o mais incrível ainda estava por vir. Isoyama Sensei começou a dizer "Vou subir...vou subir..." e então, começou a sair do chão aos poucos, como se controlasse o seu próprio peso. Como num estado hipnónico, fiquei observando a "subida" do Isoyama Sensei e, só quando ele chegou no ponto mais alto, notei que a câmera estava filmando apenas as suas pernas. Num ato corretivo instantâneo, tentei focalizá-lo no alto, mas o Sensei já estava começando sua descida, dizendo "Vou descer... Vou descer...". Naquele instante, percebi que tinha perdido um dos grandes momentos do dia.

  Ao término do seminário, fui conversar com o Denis, que estava filmando no todo o evento por outro ângulo e que iria me salvar daquele lapso momentâneo da razão. O problema viria com o seu primeiro comentário - "Sabe quando o Sensei começou a subir? Eu fiquei olhando e esqueci de mover a câmera... Espero que você tenha filmado direito..."

  Quais eram as chances disso acontecer a nós dois? A única explicação é que o "KI" do Sensei era tão forte que afetou não somente os quatro que estavam segurando, mas também todos que estavam ao seu redor, fazendo com que todos acompanhassem o seu movimento de forma inconsciente. Portanto, o lapso na filmagem foi devido à força excessiva do "KI" do Isoyama Sensei. Assim, qualquer reclamação referente à filmagem, deve ser dirigida ao Isoyama Sensei. 

Um comentário:

Deixe seu comentário